Dilma Fahning
Apresentação
O projeto de trabalho que tem como tema : “Horta na Escola” será aplicado pelas áreas de Ciências, Biologia, Educação Ambiental, Artes e Nutrição e Saúde, no Colégio Polivalente de Ubaitaba, tendo como público alvo os alunos do Ensino fundamental de 5ª a 8ª e EJA , nos turnos matutino, vespertino e noturno. O mesmo por ser uma atividade continuada, não tem hora ou tempo de duração pré-estabelecido, uma vez montada a Horta, a cada ano novas turmas darão continuidade ao projeto.
A idéia de implantar horta educativa na escola tem como objetivo melhorar o ambiente físico da escola, tornando seus espaços mais produtivos e aprazíveis, utilizando recursos da natureza, estimulando e envolvendo alunos,professores e funcionários no plantio permanente, incluindo a criação de jardins, canteiros de ervas aromáticas e medicinais,será um elemento didático e ao mesmo tempo agregará valor à merenda escolar e ao aspecto geral da escola.
Justificativa:
No mundo em que vivemos atualmente, todas as pessoas, independente de sexo, raça, religião, situação financeira, tem a obrigação legal de preservar o meio ambiente. Pois é do meio ambiente, que nós, seres humanos, tiramos nossos alimentos, nosso sustento, e é onde temos nosso ponto de moradia, nosso habitat natural.
A horta escolar tem como foco principal integrar as diversas fontes e recursos de aprendizagem, integrando ao dia a dia gerando fonte de observação e pesquisa exigindo uma reflexão diária por parte dos alunos e os demais envolvidos. O projeto Horta Escolar visa proporcionar possibilidades para o desenvolvimento de ações pedagógicas por permitir práticas em equipe explorando a multiplicidade das formas de aprender.
Desta forma se faz necessário que se resgate esse contato, permitindo este relacionamento, é desta forma que as hortas nas escolas possuem um papel importantíssimo. Além de permitir a discussão sobre a importância de uma alimentação saudável, e o alimento cultivado em um ambiente natural, a valorização do trabalho do homem do campo, os alunos terão a oportunidade de conciliar teoria a prática, aplicando o que se aprendeu na sala de aula.
Deste modo levarão uma experiência valiosa para a vida. Pois a saúde do homem está ligada a uma alimentação saudável e cuidar do verde é cuidar da vida e este aprendizado abrirá portas para uma transformação necessária na sociedade.
Problematização:
Aproveitamento da área no entorno da escola, para a formação de horta, criação de jardins,canteiros de ervas aromáticas e medicinais, onde serão ministradas aulas práticas e educativas de meio ambiente e cidadania.
O que sabemos: · Aulas teóricas e práticas estarão sempre sendo conciliadas para que os alunos possam ter base teórica para as aplicações práticas e execução do projeto . |
O que queremos saber: ●Local para instalação da Horta. ●Ferramentas necessárias. ●Preparo dos canteiros. ●Adubação ●Sementes ●A hora do Plantio. ●Irrigação ●Colheita ●Controle de Pragas. |
Como fazer : ●Assistir palestras e vídeos sobre hortas e alimentação saudável. ●Pesquisar na internet. ●Preparação da Terra. ●Montagem dos Canteiros ●Semeadura ●Transplante de mudas ●Trabalhos sobre a produção de alimentos transgênicos e orgânicos. ●Confeccionar um livro de Receitas Culinária: saladas,sanduíches,tortas salgadas e sucos, que incrementará a merenda escolar. |
Objetivos Geral:
Otimizar a área do entorno da escola , relacionar os conteúdos vistos em sala de aula com aplicações práticas; conscientização sobre a importância das hortaliças e seu valor nutritivo. Compreender a relação entre solo, água e nutrientes e extrair da horta um complemento para a merenda escolar.
Objetivos Específicos:
●Criar na escola uma área verde produtiva pela qual, todos se sintam responsáveis
●Identificar técnicas de manuseio do solo e manuseio sadio dos vegetais.
●Compreender a relação entre solo, água e nutrientes.
●Identificar processos de semeadura, adubação e colheita.
●Estabelecer relações entre o valor nutritivo dos alimentos cultivados.
●Discutir e promover debates entre alunos para incentivar a educação ambiental.
●Degustação do alimento semeado, cultivado e colhido.
Intervenções Didáticas:
1º Passo: Localização
O local apropriado para o cultivo das hortaliças deve apresentar as seguintes características:
- Terreno plano
- Terra revolvida (fofa)
- Boa luminosidade e voltada para o nascente.
- Disponibilidade de água para irrigação e sistema de drenagem.
- Longe de aterros sanitários e esgotos.
2º Passo: Ferramentas
Algumas ferramentas são essenciais para o preparo da terra e plantio das hortaliças:
- Enxada: é utilizada para capinar, abrir sulcos e misturar adubos e corretivos como serragem à terra.
- Enxadão: é utilizado para cavar e revolver a terra.
- Regador: serve para irrigar a horta.
- Ancinho: é utilizado para remover torrões, pedaços de pedras e outros objetos, além de nivelar o terreno.
- Carrinho-de-mão: é utilizado para transportar terras, adubos e ferramentas.
3º Passo: Preparo do Canteiro
Antes de iniciar a preparação dos canteiros, deve-se limpar o terreno com o auxilio de algumas ferramentas como enxada, ancinho e carrinho-de-mão.
· Com o auxilio de uma enxada, revira-se a terra a uns 15cm de profundidade.
· Com o ancinho, desmancham-se os torrões,retirando pedras e outros objetos,nivelando o terreno.
· Iniciar a demarcação dos canteiros com o auxilio de estacas e cordas com a seguinte dimensão: 1,20 X 2 a 5m e espaçamento de um canteiro a outro de 50 cm.
4º Passo: Adubação dos Canteiros
Como fazer um adubo natural?
Resíduos vegetais e animais, tais como palhas, galhos,restos de cultura,cascas e polpas de frutas,pó de café, folhas, esterco e outros, quando acumulados apodrecem e, com o tempo, transformam-se em adubo orgânico ou húmus, também conhecido por composto ou natural.
5º Passo: Covas e seu preparo
- As covas devem ser feitas com antecedência, no mínimo, 18 dias antes do plantio ou transplantio.
- O espaçamento entre as covas varia de acordo com a hortaliça a ser plantada.
- As covas deverão ter a seguinte dimensão: 20x20cm ou 30x30cm de largura e20 a 30 cm de profundidade.
6º Passo: Como Cuidar da Horta
A horta deve ser regada duas vezes ao dia. O solo não pode ficar encharcado para evitar o aparecimento de fungos. A horta tem que ser limpa, as ervas daninhas e outras sujidades devem ser retiradas diariamente com a mão. A cada colheita, deve ser feita a reposição do adubo para garantir a qualidade da terra e das hortaliças.
Critérios de avaliação do Projeto:
A avaliação será contínua, observando o interesse, desenvolvimento e interação dos alunos no decorrer das atividades propostas, observação e participação nas discussões, habilidades nas pesquisas na internet dentre outras atividade, tendo em vista uma aprendizagem significativa, agradável e de respeito ao próximo e ao meio ambiente.
Referências Bibliográficas:
TEIXEIRA,A.S. Dicas de Alimentos e Plantas para a Saúde. Ed. Tecnoprint S.A- Rio de Janeiro
EMÍDIO, Teresa. Meio ambiente& Paisagem. Editora: SENAC - São Paulo.
PRIMAVESI,A. Manejo integrado de pragas e doenças.Ed. Nobel-São Paulo, 1988.
Revista Escala Rural – Especial Hortaliças – Editora Escala.
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