terça-feira, 10 de maio de 2011




"Criatividade consiste no total rearranjo do que sabemos com o objetivo de descobrir o que não sabemos."
                                                                                         (George Kneller)



               

Projeto : Horta na Escola



 Dilma Fahning


Apresentação

O projeto de trabalho que tem como tema : “Horta na Escola” será aplicado pelas áreas de  Ciências, Biologia, Educação Ambiental, Artes e Nutrição e Saúde, no Colégio Polivalente de Ubaitaba, tendo como público alvo os alunos do Ensino fundamental de 5ª a 8ª e EJA , nos turnos matutino, vespertino e noturno. O mesmo por ser uma atividade continuada, não tem hora ou tempo de duração pré-estabelecido, uma vez montada a Horta, a cada ano novas turmas darão continuidade ao projeto.

A idéia de implantar horta educativa na escola tem como objetivo melhorar o ambiente físico da escola, tornando seus espaços mais produtivos e aprazíveis, utilizando recursos da natureza, estimulando e envolvendo alunos,professores e funcionários no plantio  permanente, incluindo a criação de jardins, canteiros de ervas aromáticas e medicinais,será um elemento didático e ao mesmo tempo agregará valor à merenda escolar e ao aspecto geral da escola.

  

Justificativa:
  
No mundo em que vivemos atualmente, todas as pessoas, independente de sexo, raça, religião, situação financeira, tem a obrigação legal de preservar o meio ambiente. Pois é do meio ambiente, que nós, seres humanos, tiramos nossos alimentos, nosso sustento, e é onde temos nosso ponto de moradia, nosso habitat natural.
A horta escolar tem como foco principal integrar as diversas fontes e recursos de aprendizagem, integrando ao dia a dia gerando fonte de observação e pesquisa exigindo uma reflexão diária por parte dos alunos e os demais envolvidos. O projeto Horta Escolar visa proporcionar possibilidades para o desenvolvimento de ações pedagógicas por permitir práticas em equipe explorando a multiplicidade das formas de aprender.
 Desta forma se faz necessário que se resgate esse contato, permitindo este relacionamento, é desta forma que as hortas nas escolas possuem um papel importantíssimo. Além de permitir a discussão sobre a importância de uma alimentação saudável, e o alimento cultivado em um ambiente natural, a  valorização  do trabalho do homem do campo, os alunos terão a oportunidade de conciliar teoria a prática, aplicando o que se aprendeu na sala de aula.
Deste modo levarão uma experiência valiosa para a vida. Pois a saúde do homem está ligada a uma alimentação saudável e cuidar do verde é cuidar da vida e este aprendizado abrirá  portas para uma transformação necessária na sociedade.
  

 Problematização:

 Aproveitamento da área no entorno da escola, para a formação  de horta, criação de jardins,canteiros de ervas aromáticas e medicinais, onde serão ministradas aulas práticas e educativas de meio ambiente e cidadania.

O que sabemos:
·  Aulas teóricas e práticas estarão sempre sendo conciliadas para que os alunos possam ter base teórica para as aplicações práticas e execução do projeto .

O que queremos saber:
Local para instalação da Horta.
●Ferramentas necessárias.
●Preparo dos canteiros.
●Adubação
●Sementes
●A hora do Plantio.
●Irrigação
●Colheita
●Controle de Pragas.
Como fazer :
●Assistir  palestras e vídeos sobre hortas e alimentação saudável.
●Pesquisar na internet.
●Preparação da Terra.
●Montagem dos Canteiros
●Semeadura
●Transplante de mudas
●Trabalhos sobre a produção de alimentos transgênicos e orgânicos.
●Confeccionar um livro de Receitas Culinária: saladas,sanduíches,tortas salgadas e sucos, que incrementará a merenda escolar.


 Objetivos Geral:

Otimizar a área do entorno da escola , relacionar os conteúdos vistos em sala de aula com aplicações práticas; conscientização sobre a importância das hortaliças e seu valor nutritivo. Compreender a relação entre solo, água e nutrientes e extrair da horta um complemento para a merenda escolar.

  
Objetivos Específicos:


●Criar na escola uma área verde produtiva pela qual, todos se sintam responsáveis
Identificar técnicas de manuseio do solo e manuseio sadio dos vegetais.
●Compreender a relação entre solo, água e nutrientes.
●Identificar processos de semeadura, adubação e colheita.
●Estabelecer relações entre o valor nutritivo dos alimentos cultivados.
●Discutir e promover debates entre alunos para incentivar a educação ambiental.
●Degustação do alimento semeado, cultivado e colhido.

 
Intervenções Didáticas:

 1º Passo: Localização
O local apropriado para o cultivo das hortaliças deve apresentar as seguintes características:
  • Terreno plano
  • Terra revolvida (fofa)
  • Boa luminosidade e voltada para o nascente.
  • Disponibilidade de água para irrigação e sistema de drenagem.
  • Longe de aterros sanitários e esgotos.

2º Passo:  Ferramentas
Algumas ferramentas são essenciais para o preparo da terra e plantio das hortaliças:
  • Enxada: é utilizada para capinar, abrir sulcos e misturar adubos e corretivos como serragem à terra.
  • Enxadão: é utilizado para cavar e revolver a terra.
  • Regador: serve para irrigar a horta.
  • Ancinho: é utilizado para remover torrões, pedaços de pedras e outros objetos, além de nivelar o terreno.
  • Carrinho-de-mão: é utilizado para transportar terras, adubos e ferramentas.

3º Passo: Preparo do Canteiro
Antes de iniciar a preparação dos canteiros, deve-se limpar o terreno com o auxilio de algumas ferramentas como enxada, ancinho e carrinho-de-mão.
·         Com o auxilio de uma enxada, revira-se a terra a uns 15cm de profundidade.
·         Com o ancinho, desmancham-se os torrões,retirando pedras e outros objetos,nivelando o terreno.
·         Iniciar a demarcação dos canteiros  com o auxilio de estacas e cordas com a seguinte dimensão: 1,20 X 2 a 5m e espaçamento de um canteiro a outro de 50 cm.

 4º Passo: Adubação dos Canteiros

Como fazer um adubo natural?
Resíduos vegetais e animais, tais como palhas, galhos,restos de cultura,cascas e polpas de frutas,pó de café, folhas, esterco e outros, quando acumulados apodrecem e, com o tempo, transformam-se em adubo orgânico ou húmus, também conhecido por composto ou natural.

5º Passo: Covas e seu preparo
  • As covas devem ser feitas com antecedência, no mínimo, 18 dias antes do plantio ou transplantio.
  • O espaçamento entre as covas varia de acordo com a hortaliça a ser plantada.
  • As covas deverão ter a seguinte dimensão: 20x20cm ou 30x30cm de largura e20 a 30 cm de profundidade.

6º Passo: Como Cuidar da Horta
A horta deve ser regada duas vezes ao dia. O solo não pode ficar encharcado para evitar o aparecimento de fungos. A horta tem que ser limpa, as ervas daninhas e outras sujidades devem ser retiradas diariamente com a mão. A cada colheita, deve ser feita a reposição do adubo para garantir a qualidade da terra e das hortaliças.


 Critérios de avaliação do Projeto:

A avaliação será contínua, observando o interesse, desenvolvimento e interação dos alunos no decorrer das atividades propostas, observação e participação nas discussões, habilidades nas pesquisas na internet dentre outras atividade, tendo em vista uma aprendizagem significativa, agradável e de respeito ao próximo e ao meio ambiente.

  

Referências Bibliográficas:
TEIXEIRA,A.S. Dicas de Alimentos e Plantas para a Saúde. Ed. Tecnoprint  S.A- Rio de Janeiro
EMÍDIO, Teresa. Meio ambiente& Paisagem. Editora: SENAC - São Paulo.
PRIMAVESI,A. Manejo integrado de pragas e doenças.Ed. Nobel-São Paulo, 1988.
Revista Escala Rural – Especial Hortaliças – Editora Escala.